A requalificação museológica

Maria Ignez Mantovani Franco, diretora da Expomus

Doutora em Museologia pela Universidade Lusófona de Lisboa

  • O que é uma requalificação museológica?

 

A requalificação museológica institucional propõe um programa para ativar as essências patrimoniais que possam estar desgastadas, adormecidas ou desativadas, pelo tempo ou perda de significância para a sociedade. Um programa de requalificação museológica, que deveria ser um procedimento orgânico e sistemático de um museu, por vezes se transforma numa oportunidade única e imperdível para o fortalecimento e redesenho de um novo futuro institucional.

 

  • Qual o significado da requalificação do Sítio?

 

No caso do Sítio Roberto Burle Marx essa oportunidade de requalificação significa repensar, requalificar e ampliar as lógicas de comunicação desse espaço, no plano expandido do território que o envolve - tangenciando valores sociais, patrimoniais e ambientais – o que trouxe  não só uma ressignificação local e nacional, mas também a harmonia com o momento em que o Sítio concorre ao reconhecido como patrimônio mundial.

 

Ocorre em um momento simbólico em que o museu aprofunda as referências do amplo significado da obra de Burle Marx, em harmonia com seu entorno e com o momento de reconhecimento internacional dos seus valores patrimoniais e ambientais.

 

A requalificação do Sítio Roberto Burle Marx abre um celeiro de oportunidades para a instituição, quer seja no plano nacional como no internacional, na condição de referência maior da obra múltipla e orgânica de Roberto Burle Marx.

Sala de cerâmica. Foto: Oscar Liberal
  • Qual a relevância de um projeto de requalificação de patrimônio cultural para a sociedade?

 

Há, em todo o mundo, casos emblemáticos em que os museus se tornaram eixos de desenvolvimento econômico local e regional, ampliando significativamente a empregabilidade e fortalecendo as estatísticas do quanto as instituições de cultura, para além de cumprirem suas missões institucionais, potencializam a economia das cidades e países.

 

O Sítio Roberto Burle Marx, pelo trabalho integral de requalificação ora desenvolvido, tem potencialidade de contribuir e influir significativamente para uma potencialização dos polos de desenvolvimento de Guaratiba e região.

Cozinha da casa de Roberto Burle Marx requalificada para receber o público. Foto: Oscar Liberal

Leia as demais entrevistas com parceiros do Intermuseus no processo de Requalificação:

A requalificação arquitetônica
A Pesquisa e o acesso à coleção
Show More
A pesquisa de engajamento territorial
A requalificação e a articulação com as comunidades
Show More

Copyright © 2017 - Intermuseus

  • EMAIL
  • Facebook
  • Instagram