Edit-a-thon Wikipedia

Mulheres editam mulheres

meno de 10 por cento.jpg

Arte+Feminismo é um edit-a-thon anual global que tem como objetivo editar conteúdo relacionados a gênero, arte e feminismo na Wikipédia. Em 2018, o Intermuseus e a Criamundi se juntaram a esta campanha para a sua realização em São Paulo, com apoio da Biblioteca Parque Villa-Lobos.

Em um levantamento de 2011, a Wikimedia Foundation divulgou que menos de 10% de seus contribuidores se identificavam como mulheres. Essa falta de participação feminina também levou a uma representação muito menor de temas relacionados a mulheres na ferramenta de pesquisa on-line mais popular do mundo. Arte+Feminismo é uma campanha internacional que tem ajudado a corrigir esse problema na Wikipédia através da criação e da melhoria de artigos escrito por mulheres e sobre mulheres.

Na Wikipédia em Português, o mesmo fenômeno é registrado: de um total de 76 administradores, apenas uma identifica-se como mulher. De um total de 206.455 artigos de biografias no projeto lusófono, apenas 17,42% são de mulheres.

foto 1.jpg

A ação durou cerca de 8 horas e recebeu uma diversidade de idade, interesses e profissões, o que gerou diferentes interações na plataforma. Foram 19 mulheres presentes, 11 se cadastraram como novas editoras na wiki, 3 novos verberes foram inseridos, 15 verberes editados e um total de 41 edições.

Que esta ação sirva como o começo de um movimento pela participação ativa de mulheres nessa ferramenta de conhecimento coletivo. Muitas saíram inspiradas em replicar o que viram e potencializar ainda mais essa presença, pois são várias as contribuições femininas para compreensão da arte, cultura, feminismo e gênero.

Leia mais sobre como foi o evento aqui

foto 2.jpg
foto3.jpg