top of page

O INTERMUSEUS

O Intermuseus é uma associação civil sem fins lucrativos (OSCIP) que busca idealizar, desenvolver, estimular e fortalecer ações no campo museológico, cultural e socioambiental que gerem impacto positivo e transformação social.

 

Acreditamos que as organizações culturais têm um papel estratégico no enfrentamento dos desafios da sociedade contemporânea, na construção de uma cultura democrática e de um desenvolvimento social ético e sustentável.

Pilares:

 PENSAR 

• Reflexão crítica

• Abertura para diferentes visões e cruzamento de perspectivas

• Disposição para o diálogo

 INSPIRAR 

• Gerar e disseminar projetos inovadores

• Propiciar experiências sensoriais únicas

 CONECTAR 

• Participação e criação coletiva

• Consolidar pontes entre as instituições e as expectativas da sociedade

• Fortalecer o engajamento entre os museus e a sociedade

 AGIR 

 

• Renovar práticas e metodologias, com o envolvimento do público, comunidade do entorno ou território

• Mobilização de causas, lideranças sociais e stakeholders

ATUAÇÃO

• Defesa de políticas públicas de integração em programas de desenvolvimento social

• Campanhas e ações em eventos públicos

• Pesquisas e diagnósticos

• Seminários, palestras, workshops, oficinas

• Viagens de campo

• Apoio à requalificação de centros culturais, patrimônios históricos e museus

• Facilitação de processos de transformação para organizações e iniciativas culturais

• Posicionamento estratégico e plano museológico

• Mapeamento e articulação com grupos interessados (stakeholders)

• Criação e disseminação de projetos e modelos de atuação com as comunidades

EQUIPE

Conselho:

João Cândido Portinari

José Eduardo L. Pereira

Pedro W. Leitão

Maria Izabel Casanovas

 

Conselheiro fiscal:

Miguel Gutierrez

Renato Musa

 

Diretora Executiva:

Andréa Bueno Buoro

Associados:

Andréa Bueno Buoro

Joana Tuttoilmondo

Pedro W. Leitão

Maria Izabel Casanovas

Miguel Gutierrez

Renato Baldin

Renato Musa

Assistente de coordenação de projetos:

Marina Frúgoli

Gestão financeira:

Raquel Celso

 Andréa Buoro 

Mestre em antropologia social pela Universidade de São Paulo, Andréa Buoro especializou-se na atuação de organizações da sociedade civil como bolsista da Fulbright no Center for Civil Society Studies da Johns Hopkins University, USA.

 

Atuou nas áreas de desenvolvimento social, educação e cultura. Foi corresponsável pela criação de instituições de investimento social privado e pela direção institucional e programática, notadamente do Instituto Arapyaú e da Fundação Telefônica. Nesta última, coordenou a organização e divulgação do acervo histórico da empresa.

 

Trabalhou em vários tipos de organizações da sociedade civil, como ONGs e centros de pesquisa, organizações de investimento social privado, em diversas áreas relacionadas ao desenvolvimento social, tais como direitos humanos, educação, novas tecnologias, meio ambiente, desenvolvimento local sustentável e economia criativa.

 Joana Tuttoilmondo 


Doutora em História da Arte pela FAU-USP, mestre em Antropologia Social pela FFLCH-USP e formada em Ciências Sociais pela FFLCH-USP. Especialista em estudos de museus, formada pelo Curso de Especialização em Museologia oferecido pelo Museu de Arqueologia e Antropologia da USP.

 

Desenvolve investigações e ministra cursos universitários e livres nos campos da arte, dos museus e de gestão cultural. Atua como pesquisadora, consultora e coordenadora de conteúdo para diversos projetos culturais, museológicos, editoriais e de exposições.

 Renato Baldin 

 

Arquiteto formado pela FAU/USP, com especialização em museologia pelo MAE/USP e extensão em Administracão do Terceiro Setor pela FGV. Há 12 anos trabalha no desenvolvimento de projetos culturais, expográficos e museográficos.

Atuou como profissional autônomo e consultor em planejamento e gestão cultural e museológica por 5 anos. Foi Assessor de Relações Institucionais do IDBrasil, a Organização Social de Cultura responsável pela gestão do Museu do Futebol (desde 2008) e do Museu da Língua Portuguesa (desde 2012); e professor no Curso de Capacitação para Profissionais de Museus pelo SISEM/Secretaria de Estado da Cultura, por 5 anos.

 

Atuou por 12 anos como coordenador e gestor de projetos sociais na promoção de direitos humanos LGBTs e direitos da criança e do adolescente.

perfil.jpg

 Marina Frúgoli 

 

Arquiteta formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, atua como profissional autônoma no desenvolvimento de projetos de curadoria, expografia e gestão de acervos. Participou do desenvolvimento de projetos de exposições temporárias e permanentes e seus respectivos catálogos para instituições como Instituto Moreira Salles, Itaú Cultural, Coleção BEI, Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social (Bunkyo) e Museu de Arte Indígena de Curitiba.

WhatsApp Image 2019-08-21 at 06.08.31.jp

Raquel Celso

Raquel tem mais de 12 anos de experiência em planejamento estratégico, gestão comercial, administrativa, executiva, orçamentária e legal de projetos. Faz acompanhamento de implantação e gestão de projetos de sustentabilidade corporativa em ações integradas nos segmentos econômico, social e ambiental.

EQUIPE
bottom of page